quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ORGANIZADORES, PILOTOS, PISTAS E AMIGOS DO RC

Como alguns já sabem, não estou mais como organizador de campeonato. Hoje sou piloto, cliente e colaborador do RC. Prezo muito por melhoramento das regras e procedimentos, mesmo que isso seja chato, existe um grande ganho.
Essa semana saiu o regulamento do Brasileiro 2016, com algumas advertências. Como no RC no Brasil as informações demoram para chegar a todos, resolvi escrever para esclarecer o máximo de pilotos, organizadores e amigos.

Regulamento Campeonato Brasileiro de Off-Road 2016: "– Não é permitido o uso de giroscópios eletrônicos e sensores de forca G, e também o uso de receptores que estão equipados com a função de Sensores de Forca G ou Giroscópio. O uso desses equipamentos proibidos causa desclassificação imediata da competição, e suspensão por 5 anos nos eventos FEBARC, FAMAR, IFMAR. "
Sensores de Força G ou Giroscópio: São sensores que captam a mudança de posição do automodelo (como de celulares). Em fração de segundos ele analisa se você fez esse comando ou se foi por ação externa. No caso de fatores externo (buraco, excesso de velocidade em curva e etc) o sistema já regula automaticamente para manter a trajetória. Alguns só mudam o volante, mas já existem que alteram a aceleração. (Exemplo no final do texto).
Em regra geral, é proibido qualquer sistema eletrônico que ajude a melhorar a habilidade (Skill) do piloto. Muitos podem se perguntar sobre controle de tração e ABS utilizado em carros de corrida. Mas nesse caso existe um ponto mais importante, a segurança do piloto. O ABS no RC não possui sensores, apenas uma repetição de comando. Alem do consumo excessivo da bateria, é sistema que seria muito difícil de ter ganhos significativos, já que ele não se adapta a mudanças de tração (Grip) da pista.
O uso de um sistema de correção em competição de Buggy 1:8 é considerado trapaça. Sei que alguns, não buscam saber se é permitido e cai na ilusão de achar que seria um ganho. Para EFRA e em países mais rígidos não é tolerado tal conduta. Podendo render suspensão de qualquer evento oficial de 5 a 10 anos. (Item 2.8 Regulamento IFMAR 2016)
Precisamos exigir que seja feita a verificação desses sistemas em todos campeonatos e principalmente nos maiores. Isso que difere um campeonato de uma brincadeira de final de semana: A confiabilidade que todos então sendo fiscalizados e competindo de forma justa.
Este é motivo e importância de cobrar, mas também dar apoio as Associações e Federação. Com as Associações e Federação fortes teremos o verdadeiro crescimento do RC no Brasil.
Existem sistemas externos, mas já tem em sites brasileiros esse sistema incorporado no próprio receptor. Por isso a importância de vistoriadores experientes e atualizados.
Acredito que quanto mais pessoas souberem, mais difícil vai ser usar isso em competição.
Se alguém tem duvidas sobre a capacidade desse sistema, assista esse vídeo a partir de 2m40s.



Texto: Fernando Arduino




Nenhum comentário:

Postar um comentário